Cirurgia Implante Dentário: Mitos e Verdades

Hoje em dia a maioria dos procedimentos odontológicos contam com um serviço quase indolor, mas ainda assim há consumidores que deixam de cuidar da saúde bucal por medo de sentir dor, entre outros mitos conhecidos pelo senso comum. Para acabar de uma vez com essas suposições, trouxemos aqui X mitos e verdades que solucionarão suas dúvidas acerca do tema. Continue a leitura e confira!

Colocar implante dói?

Mito! A anestesia protege o paciente da dor, fazendo com que todo o procedimento seja indolor. Alguns pacientes sentem incômodo e agonia no barulho dos aparelhos, imaginando uma possível sensação de dor inexistente. Nos dias pós cirurgia, o especialista prescreve anti-inflamatórios e analgésicos que minimizam a possibilidade de dores durante o processo de recuperação.

Há rejeição por parte do organismo em um implante?

Mito! Em qualquer cirurgia implante dentário não há rejeição do corpo ao implante. Os pinos de titânio, que substituem a raiz natural, são inerte ao osso, ou seja, o corpo se adapta com a chegada de um novo implante.

Pode haver casos de rejeição se:

  • Não houver qualidade no osso;
  • Problemas mecânicos;
  • Problemas durante a cirurgia;
  • Problemas no pós-operatório.

Qualquer pessoa pode por um implante?

Verdade! Apesar da possibilidade, existem alguns pontos importantes que devem ser observados, como a idade. É importante esperar o crescimento ósseo para não interromper o processo natural do corpo. Além disso, a saúde sistêmica precisa estar sob controle, ou seja, caso o paciente não esteja com a diabetes controlada, o implante é inviável.

Fumar atrapalha o tratamento?

Verdade. Fumar atrapalha a cicatrização e aumenta a possibilidade de infecção. Não fumantes costumam apresentar mais sucesso na cirurgia implante dentário.

O implante deixa um aspecto artificial?

Mito. A cirurgia implante dentário, quando feia com um especialista adequado, oferece saúde bucal e um sorriso natural aos que optam por esse tipo de tratamento. Hoje em dia há diversos tipos de tratamento, basta optar por qual atende melhor sua necessidade. Todos os requisitos estéticos e funcionais são preenchidos independente do procedimento.

Agora que você já descobriu quais são as verdades e os mitos, você está pronto para escolher uma clínica e iniciar seu tratamento. Um sorriso bem cuidado acompanhado de uma boa saúde bucal faz toda a diferença!


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia implante dentário: