Clínicas especializadas: implante dentário
Para ter sucesso na hora de realizar um implante, é importante procurar por um clinica especializada em implante dentário, com profissionais adeptos que garantem um serviço bem feito e um sorriso saudável. Mas antes de realizar o procedimento, é importante conhecer os principais tipos de implante. E, por isso, trouxemos dicas valiosas que você precisa saber na hora de escolher a sua clinica especializada em implante dentário.
Tipos de plataformas de implante
Existem três métodos mais utilizados quando falamos de clínica especializada em implante dentário. São eles:
- Implante odontológico Hexágono Externo: Essa técnica é a mais utilizada no mundo, voltada a usuários que possuem casos múltiplos, ou seja, quando há perda de vários dentes em sequência. Nesse procedimento, há menor possibilidade de contaminação de bactérias e tempo de cirurgia. Geralmente, qualquer clinica especializada em implante dentário oferece esse método por ser um dos mais antigos;
- Implante odontológico Hexágono Interno: Esse método é preferido quando se trata de casos unitários para cobrir a perda de um único dente. A durabilidade é maior devido à biomecânica, ajudando na redução de perda de fixação do parafuso ao reter o componente externo, a coroa;
- Implante odontológico Cone Morse: Esse procedimento é o melhor quando se tratam de saúde periodontal e versatilidade, pois o cliente pode escolher entre utilizar o hexágono interno e o sistema Morse, ambos presentes nesse tipo de implante dental. Por ser um método novo e pouco familiar, ele não é encontrado em qualquer clinica especializada em implante dentário, ou seja, é preciso que haja uma busca maior caso o paciente tenha interesse em realizá-lo.
Os procedimentos de HE e HI são encontrados mais facilmente quando comparados ao Cone Morse, proporcionando mais opções na hora de escolher uma clinica especializada em implante dentário.
Vantagens e Desvantagens entre as plataformas dentárias
- Hexágono Externo: Vantagens:
- Mecanismo anti-rotacional;
- Compatibilidade entre diversos sistemas;
- Desvantagens:
- Possível saucerização do implante;
- Maior afrouxamento de parafusos.
- Hexágono Interno: Vantagens:
- Redução de micro movimentos;
- Melhor distribuição de força nos ossos.
- Desvantagens:
- Paredes mais finas ao redor dos implantes;
- Maior dificuldade em se ajustar divergências de angulação entre implantes.
- Cone Morse: Vantagens:
- Redução de afrouxamentos e fraturas de parafusos;
- Mais estabilidade e eficiência em termos de selamento bacteriano (redução de surgimento de bactérias).
- Desvantagens:
- Pouca familiaridade com o sistema, por parte de técnicos e dentistas;
- Ausência de um mecanismo de posicionamento protético anti-rotacional.
Os implantes, quando feitos de maneira correta, requerem uma série de exames e análises necessárias para obter um diagnóstico adequado para cada paciente. Por isso, atente-se aos procedimentos necessários pré e pós-operatório e a cada tipo de implante quando for a uma clínica especializada em implante dentário.