Implantodontia: Você sabe o que é?

Provavelmente você conhece ou já ouviu falar sobre o serviço feito nesse ramo, mas nunca ouviu o termo. Implantodontia é uma área da Odontologia indicada para quando há perda de um único dente ou mais, melhorando não só a estética como também a saúde bucal. Com base nisso, traremos hoje algumas informações sobre o termo e curiosidades gerais, como o custo do implante dentário, detalhe que ainda é dúvida para alguns. Confira!

O que significa Implantodontia?

O termo Implantodontia é o nome da especialidade odontológica que consiste em uma soma de técnicas empregadas para implantar ou reimplantar os dentes, utilizando o implante ósseo integrado. Para compreender melhor, esse objeto é colocado cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila que serão, após meses ou horas, dependendo do custo do implante dentário e do próprio tipo de implante, o local para receber a prótese dentária fixa sobre esse objeto de titânio. Atente-se: a prótese é produzida sobre o próprio suporte, e quando recomendado por um profissional adequado, é a melhor opção para repor dentes perdidos.

Como é feito o processo de implantação dentária?

Antes de querer saber às pressas sobre o custo do implante dentário, é essencial que, primeiramente, você entenda a si mesmo, ou seja, seus objetivos, dificuldades bucais, características que lhe incomodam e que podem ser trabalhadas para atingir um bom resultado. Para isso, o cirurgião-dentista, médico especializado nesse tipo de procedimento, analisará sua face, músculos e bases ósseas. Fotos, moldagens e exames te ajudarão a compreender e entender o que pode ser feito. Para facilitar, há dois tipos de planejamento que auxiliam nesse processo:

  • Planejamento Digital e "Test Drive".

Graças à tecnologia, conseguimos prever e projetar a posição dos dentes, ou seja, é possível entender como será o comportamento da sua mastigação e até mesmo como a face ficará mais rejuvenescida quando o caso for finalizado. E, para isso, usamos o planejamento digital e "test drive". Esse método te proporciona uma visão futurista de como ficará seus dentes, proporcionando mais segurança e tranquilidade na aplicação do método. Lembre-se: esse procedimento é realizado em qualquer paciente, independente do tipo de implante escolhido. O paciente tem a possibilidade de dar opiniões, sugerir alterações, se possível, e se sentir mais próximo do doutor.

  • Planejamento Personalizado.

Apesar do custo do implante dentário variar, o planejamento é parte essencial no processo, pois te entrega uma simulação do pós-operatório, deixando o paciente mais tranquilo. Já quando tratamos de planejamento personalizado, ele é mais avançado que o digital, e te permite uma visão mais completa sobre o que será feito nos seus dentes.

Portanto, não se preocupe em relação ao custo do implante dentário e sim, primeiramente, com o que será feito nos seus dentes. Reconstrução bucal é coisa séria! Vá a um especialista adequado para que ele entenda suas necessidades e recomende o tipo de implante dentário melhor para você.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende custo do implante dentário: