Implantes: Saiba mais sobre a Carga Imediata

Hoje em dia existem diversas opções de implantes no mercado para levar conforto e segurança ao paciente, porém, quando se trata de um serviço mais rápido ou de certa urgência, a carga imediata é o procedimento mais indicado, pois tem como principal característica resolver casos clínicos com rapidez.

Como funciona o procedimento?

É implantado quatro parafusos no osso abaixo da gengiva. Quando colocados de forma adequada, é inserida toda a estrutura dental por cima. Por ser um procedimento rápido, seguro e funcional, os pacientes saem da clínica no mesmo dia com o serviço finalizado.

Lembre-se: próteses usadas na carga imediata são provisórias, ou seja, após um período determinado pelo especialista, a prótese precisa ser substituída por uma versão definitiva, que terá maior durabilidade.

Em quanto tempo é feito?

O tempo é definido de acordo com a ausência de dentes. Nos casos mais simples, é executada em até uma hora e nos casos mais graves, pode levar cerca de 8 horas ou mais. Vale lembrar também que antes da cirurgia é feita provas de cera, de dentes, escolha da cor e tamanho.

Qualquer um pode optar pelo implante com carga imediata?

Há alguns critérios que definem o paciente como apto ou não apto para realizar a cirurgia. Para isso, o usuário precisa apresentar:

  • Quantidade e qualidade óssea;
  • Boa saúde oral;
  • Ausência de problemas relacionados à cicatrização;
  • Ausência de patologias como bruxismo ou osteoporose.

Caso algumas das características estejam presentes no paciente é inviável a realização do implante com carga imediata. Dessa forma, o cirurgião-dentista, especialista no procedimento, oferecerá outras opções que tragam qualidade e segurança ao cliente.

Principais vantagens e desvantagens da carga imediata

Esse método traz diversas vantagens, entre elas:

  • Resultado imediato;
  • Procedimento cirúrgico de menor complexidade;
  • Recuperação da fala e mastigação imediatas;
  • O contorno da prótese (coroa) é mais natural.

Apesar de estar em um número menor, há duas principais desvantagens em relação ao implante com carga imediata, sendo elas, rejeição do organismo, ou seja, caso as células ósseas não envolvam o implante ou a força excessiva, momento em que é fundamental que o implante fique imóvel durante a osseointegração.

Considerado como um dos métodos mais modernos da tecnologia, o implante com carga imediata oferece conforto e rapidez em meio a tantos procedimentos extensos e que exigem disponibilidade durante longos períodos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende implante com carga imediata: