Implante de dente: tudo o que você precisa saber sobre o procedimento
O implante de dente é recomendado para as pessoas que tiveram problemas como cáries, periodontite e outras doenças que afetam diretamente as raízes dos dentes, que fazem com que elas não consigam mais sustentar a estrutura dentária e precisem ser removidas.
Vale lembrar que só podem fazer o implante de dente quem tem uma boa saúde geral, e pessoas que tenham doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e outras, só podem aderir aos implantes tendo acompanhamento médico regular.
Como é feito o implante de dente?
O implante começa com a remoção completa do dente e sua raiz. Antes do início do procedimento é aplicada anestesia local, então o paciente não sente dor alguma durante o procedimento.
Depois são colocados pequenos pinos de titânio na gengiva do indivíduo, que serão os responsáveis por agir como a nova raiz dos dentes. Em alguns casos, os dentes artificiais são colocados imediatamente, mas em outras circunstâncias, o dentista pode optar por esperar alguns meses, normalmente 90 dias, para finalizar o procedimento. Isso é feito principalmente para que a cicatrização dos pinos seja completa no implante de dente.
O preço do implante pode ter uma diferença bem grande, podendo variar bastante por cada pino de titânio que será colocado na boca do paciente. Há também a possibilidade de fazer o procedimento de implante de dente em faculdade de odontologias, onde só se paga o valor dos materiais, valores que também podem variar bastante dependendo da instituição.
Quem não deve colocar implante de dente?
- Pacientes que sofrem com problemas cardíacos de alto risco;
- Quem tem diabetes e não trata;
- Quem está fazendo quimioterapia;
- Quem tem osteoporose.
Para esses casos, ao invés do implante de dente, é melhor usar dentadura.
Implante de dente com carga imediata
É quando se coloca o dente da estrutura metálica logo após a cirurgia, pois na técnica antiga era diferente e os dentes substitutos só são colocados após 3 ou 6 meses da fixação da estrutura.
Porém, através deste processo imediato, se torna mais rápido e esteticamente confortável para o paciente. Mas, tudo deve ser acompanhado pelo profissional especializado.