Implante Dentário Carga Imediata: Dúvidas Frequentes

Ao optar pelo implante dentário carga imediata, o paciente consegue resolver seu problema clínico com rapidez, porém, mesmo os que já passaram pelo procedimento mais de uma vez, ainda apresentam dúvidas relacionadas ao tema. E, para isso, confira abaixo as dúvidas frequentes mais apresentadas pelos pacientes.

O que é carga imediata?

Existem diversos implantes dentários, entre eles, temos a carga imediata. Ela é considerada como uma das técnicas mais modernas da Implantologia. O procedimento consiste quando a prótese dentária é inserida e colocada imediatamente, ou seja, no mesmo dia o paciente deixa o escritório com um belo sorriso.

Qual a diferença entre carga imediata e implante comum?

O diferencial entre os dois métodos é o tempo. No implante comum o paciente aguarda de quatro a seis meses para recobrar os dentes. Existem três etapas, primeiro os implantes são colocados, depois é inserida uma prótese provisória e por último, a prótese final é aplicada.

Já no implante dentário carga imediata, uma prótese provisória é usada para permanecer na mesma posição durante três meses, sendo eles o tempo de cicatrização. Somente depois desse período a próteses definitiva é produzida e aplicada ao paciente.

Qual profissional é o mais adequado?

Há muitos dentistas no mercado capacitados para a realização de implantes, porém apenas os especialistas em implantodontia (que também realizam implante dentário carga imediata) apresentam qualificação e experiência necessária para aplicar o método com segurança e bons resultados.

A carga imediata é indicada para todos?

Não. O implante dentário carga imediata só pode ser realizado caso o paciente apresente as seguintes características:

  • Perfil ósseo adequado (altura e espessura capaz de segurar o implante);
  • Não possuir diabetes descompensado;
  • Bruxismo;
  • Osteoporose;
  • Problemas de cicatrização.

Existem vários motivos pelos quais o implante dentário carga imediata é escolhido: o procedimento cirúrgico é menor, tecnologia moderna, a estética do sorriso é devolvida em curto prazo e o tempo de tratamento é menor que os demais implantes. Por isso, esse método cresce cada dia mais, sendo procurado pelos pacientes e estudado pelos especialistas em busca de oferecer um sorriso bonito, saudável e simplicidade em realizar a higiene bucal.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende implante dentário carga imediata: