Implante dentário dente da frente: conheça o procedimento
O implante dentário dente da frente é recomendado para pacientes que não apresentam um dente ou mais, sendo uma opção que apresenta durabilidade e qualidade. No entanto, muitos pacientes ainda possuem dúvidas sobre os tipos de procedimento, benefícios, entre outras dúvidas. Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre implante dentário para garantir o seu. Confira!
O que é implante?
O implante dentário dente da frente é um suporte ou estruturas de metal (de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias naturais que apodreceram. Depois de colocados, permitem que o dentista monte dentes substitutos sobre eles.
O material usado é o titânio pois é biocompatível, ou seja, a chance de rejeição do organismo é praticamente nula. O titânio é forte, leve, resistente e seguro, apresentando baixas possibilidades de quebra. Ao usá-lo, o paciente não nota diferença na arcada dentária e mantém a mastigação e fala naturais, e apresenta maior segurança para comer.
Quais são os tipos de implante?
Para receber um implante, é preciso que o paciente apresente gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Além disso, após o procedimento, é importante aumentar o cuidado para evitar complicações. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados. Por meio dele, os pinos são implantado por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração leva em média 4 a 6 meses, dependendo da região que recebeu o implante. Depois desse período, uma segunda cirurgia é necessária para poder aplicar o implante ao meio bucal. Nessa fase, o cirurgião remove a gengiva que está recobrindo o implante e, finalmente, um dente artificial é conectado ao implante dentário dente da frente, individualmente, ou agrupado em uma prótese podendo ser de dois tipos, protocolo ou overdenture.
Quais são os benefícios?
Dentre diversos benefícios apresentados pelo implante dentário dente da frente, os principais são:
- Estética;
- Durabilidade;
- Preservação da estrutura óssea;
- Preservação do paladar;
- Qualidade da mastigação.
Agora que você já sabe mais sobre implante dentário dente da frente, procure por um especialista e veja qual tipo de implante é o mais recomendado para você. Lembre-se: após o procedimento, é importante fazer visitar regulares ao dentista para acompanhamento e, principalmente, manter uma rotina bucal saudável para evitar que complicações como infecções surjam.