Implante dentário: saiba mais sobre o pino de titânio para implante dentário

O número de implantes cresce a cada ano, porém poucas pessoas conhecem um verdadeiro implante de qualidade. Antes de optar por esse tipo de procedimento, é importante conhecermos quais são os materiais mais usados e apropriados para cada tipo de paciente. E, por isso, trouxemos hoje um instrumento utilizado em todas as cirurgias: o pino de titânio para implante dentário.

Surgimento pino de titânio para implante dentário

O pino de titânio para implante dentário é o material mais importante e presente em todos os procedimentos, pois é o primeiro material inserido no futuro usuário, substituindo a raiz apodrecida com o passar do tempo sem oferecer risco de rejeição orgânica.

Os primeiros implantes surgiram na década de 1960, mas só chegaram ao Brasil em 1987. Logo nos primeiros testes, foi possível perceber que o titânio era incorporado pelo tecido ósseo. A partir dessa descoberta, surgiu o termo Osseointegração na Implantologia, ou seja, quando o pino se reconhece como parte do organismo, sem danificar a saúde do paciente e substituindo com perfeição uma raiz natural.

As principais características do pino de titânio para implante dentário são:

• Força;
  • Leveza;
  • Resistência;
  • Durabilidade.

Propriedades

O titânio em seu estado nativo está ligado diretamente a outros elementos químicos da natureza. É considerado como o nono elemento mais abundante da crosta terrestre (0,63% de sua massa) e o sétimo metal mais abundante. Ele é encontrado na maioria das rochas ígneas e seus derivados, como organismos e corpos hídricos naturais. Para entender a dimensão do material, dos 801 tipos de rochas analisadas, 714 contêm titânio.

Além do uso em implantes, o pino de titânio também pode ser utilizado como parafusos em reabilitações de fraturas, garantindo a mesma eficácia independente de onde é aplicado.

Benefícios

Dentre diversas vantagens ao optar por um implante, o uso do pino de titânio no procedimento traz:

• Fixação eficiente;
  • Indolor;
  • Sem risco de infecções;
  • Facilmente adaptável à estrutura óssea.

Uma vez implantados, o pino de titânio para implante dentário oferece um serviço satisfatório, levando autoestima, saúde bucal, conforto, segurança e sociabilidade ao usuário. Apesar de ser fixo, é imprescindível um acompanhamento contínuo e com visitas regulares ao dentista, garantindo um sorriso bonito e saudável.

Regiões onde a Consulta Ideal atende pino de titânio para implante dentário: