Saúde bucal da terceira idade: saiba mais
Desde quando nascemos uma das primeiras coisas que aprendemos é colocar a saúde bucal como prioridade. Na escola, nas idas ao dentista e até mesmo na família ouvimos sobre o assunto o tempo todo porém, conforme crescemos, outras responsabilidades aparecem e nem todos conseguem dar atenção a saúde bucal, o que acarreta em problemas durante a vida, chegando até mesmo a pesquisar sem um diagnóstico o valor médio de um implante dentário. E, para isso, trouxemos informações e curiosidades acerca da saúde bucal quando o assunto são os idosos. Continue lendo e saiba mais!
Envelhecimento e saúde bucal
De valor médio de um implante dentário a prótese total, as buscas pelos idosos variam de acordo com a necessidade de cada paciente. À medida que envelhecemos, estamos mais suscetíveis a periodontite, que trazem prejuízos para a boca e prejuízos para a saúde em um modo geral, como doenças cardíacas e diabetes.
Com o passar do tempo, as doenças que mais aparecem nos idosos são:
- Mal de Alzheimer.
O mal de Alzheimer é a degeneração do sistema nervoso, onde há perda de funções cerebrais, que piora gradualmente com o tempo, afetando o raciocínio, o comportamento e a memória. Pacientes que apresentam a doença podem se esquecer de como escovar os dentes ou por que isso é importante, por isso, seus cuidadores devem ter paciência e evitarem que problemas piores possam surgir, como o valor médio de um implante dentário.
- Osteoporose.
Osteoporose é um problema médico comum, em que os ossos se tornem menos densos e mais propensos á fraturas. Muitas pessoas que possuem osteoporose recebem medicamentos anti-reabsortivos para prevenir ou tratar esta doença. É válido ressaltar que mulheres após a menopausa estão mais propensas a desenvolver esse tipo de doença.
Cuidados necessários
Com o passar do tempo, alguns problemas comuns da terceira idade aparecem e merecem atenção, como:
- Gengivite;
- Dentes sensíveis;
- Boca seca;
- Cárie radicular.
Além do valor médio de um implante dentário, procedimento muito comum entre os idosos, é importante estar atento para evitar esse tipo de problema. Os idosos merecem atenção quando o assunto é desenvolvimento de doenças, pois com o passar do tempo elas provavelmente podem surgir, e devem ser tratadas de maneira adequada.